Ensaios Temáticos

Criar um ensaio fotográfico temático requer uma combinação de habilidades fotográficas e jornalísticas. O autor deve transmitir uma mensagem poderosa aos espectadores e, portanto, estruturar um ensaio de maneira apropriadamente interessante. Cada fotografia deve fazer uma contribuição identificável para o tema geral. Fazer isso com sucesso não é fácil e requer alguma experiência. No entanto, imagens individuais bem compostas e esteticamente agradáveis, cada uma com uma mensagem informativa forte e prontamente compreendida, é um excelente começo. Cabe então ao fotógrafo selecionar e apresentar imagens de uma maneira que transmita a mensagem necessária.

Dicas para Ensaios Temáticos

  • A sequencia de fotos deve falar por si só. As pessoas que verem a sequência de fotos podem saber pouco sobre o tema escolhido, mas deverão poder entender a mensagem geral sem fazer muitas perguntas.
  • Use uma imagem principal poderosa para atrair o interesse das pessoas. Esta pode ou não ser a melhor imagem obtida durante o ensaio, mas deve transmitir uma mensagem poderosa e, de preferência, simples para provocar curiosidade e uma resposta emocional.
  • Inclua uma ampla variedade de imagens (plano geral, close-ups, etc.)
  • Apresente imagens de uma forma que permita que a mensagem se desenvolva enquanto a pessoa vê a sequência de imagens. Ensaios temáticos não seguem normalmente uma sequência cronológica. As imagens são apresentadas na ordem que for necessária para transmitir a mensagem de forma eficaz. Acima de tudo, mantenha a história interessante e faça o espectador querer ver mais.
  • Imagens que transmitem informações enquanto provocam uma resposta emocional são muito valiosas.
  • Legendas podem ser usadas quando necessário, mas tente usar imagens que sejam auto-explicativas.
  • Conclua o ensaio com uma imagem poderosa, que concentre todas a mensagem e emoções que se queira passar.
  • Nunca tenha medo de experimentar novas ideias e igualmente seja implacável ao eliminar as imagens fracas.
  • Sempre leve em consideração as opiniões de outras pessoas relevantes. Pergunte se eles entenderam a mensagem e o que eles sentiram ao ver a sequencia de fotos do ensaio. Se forem indiferentes, então algo está errado com o ensaio.