Dicas para um ensaio fotográfico inesquecível

Neste post damos dicas para transformar as suas imagens num ensaio fotográfico memorável, desde a organização das fotos até à elaboração de um título.

Prepare-se para contar uma história!

Avalie possibilidades, faça descobertas e conte histórias: estes são alguns dos elementos mais eficazes de um ensaio fotográfico. 

Uma sequencia de imagens podem ajudar a produzir uma narrativa, evocar emoções e guiar o espectador através de uma ou mais perspectivas. Um ensaio fotográfico bem executado não depende de um título ou de qualquer conhecimento prévio do autor! As imagens devem falar por si mesmas, movendo os espectadores através de sensações, lições e reações. 

Ensaios fotográficos podem mostrar qualquer assunto, desde fotografia da natureza até fotos de casamento. Neste post damos dicas para se criar um ensaio fotográfico que conte uma história memorável.

Escolha um tema específico para o ensaio!

Escolha um tema específico para o ensaio! Existem dois tipos de ensaios fotográficos: o narrativo e o temático. Os ensaios narrativos concentram-se em uma história que você está contando ao espectador, enquanto os ensaios temáticos falam sobre um assunto ou tema específicos. O método mais natural para escolher um tema para o seu ensaio fotográfico é seguir o que você conhece e/ou tem experiencia. Se o tema incluir pessoas, objetos ou as coisas que você lida ao longo do dia, a acessibilidade aos itens do tema é fundamental. O tema escolhido para o ensaio pode também incluir conceitos comuns e emoções (retratando tristeza ou felicidade) ou experiências (vida cotidiana, vida na cidade).    

O tema do ensaio fotográfico pode determinar se suas fotos serão  interessantes ou não.  Faça as perguntas: outras pessoas querem ver isso? O meu tema é bem representado pelas fotos do meu ensaio fotográfico? É muito importante construir uma confiança com  a pessoa a ser fotografada, orientando poses e gestos dando oportunidade para se sentirem mais confortáveis ​​e serem elas mesmas.

Garanta na captura uma variedade de imagens

Dependendo do tema do ensaio, existem alguns tipos de fotos âncora. Uma ou duas fotos âncora devem introduzir lentamente o espectador ao tema. Essas fotos funcionarão de maneira semelhante ao parágrafo introdutório em um ensaio escrito ou um artigo de revista. A partir daí, você deve considerar o desenvolvimento da narrativa, introduzindo elementos como retratos, closes, fotos detalhadas e uma foto final cuidadosamente selecionada para deixar o espectador com a sensação do que você pretendeu passar com as suas fotos. Considere suas imagens de abertura e fechamento como os elementos mais importantes do ensaio fotográfico e escolha-as de acordo. Você quer que suas primeiras imagens prendam o espectador e também deseja que as finais deixem uma impressão duradoura e talvez ofereçam uma conclusão para a narrativa que você desenvolveu. A inclusão de diferentes tipos de fotos, feitas em diferentes intervalos, ângulos e perspectivas, pode ajudar a envolver seu espectador e adicionar mais textura à sua série. Considere que a cor, a composição, a ordem em que as imagens foram tiradas ajudarão no envolvimento do espectador.

Coloque suas emoções de lado

A dúvida pode facilmente entrar em jogo quando se trabalha com sua própria fotografia. O ditado de que somos nossos piores críticos é frequentemente verdadeiro. Pode ser difícil selecionar objetivamente suas imagens mais fortes ao criar um ensaio fotográfico. É por isso que montar ensaios fotográficos é uma prática muito útil para desenvolver suas habilidades críticas em imagens. É importante ter opiniões externas, desta forma garantimos que a  seleção de fotografias seja mais poderosa resultando em uma sequência mais eficaz de imagens. Sua própria percepção de uma fotografia pode distorcer a sua capacidade de julgar se ela acrescenta algo ou não ao ensaio fotográfico. Isto é especialmente verdadeiro quando o ensaio lida com assuntos pessoais. Por exemplo, um ensaio fotográfico sobre sua família pode ser difícil de avaliar, já que seus sentimentos em relação aos membros da família afetarão o modo como você fotografa e seleciona as fotos. É onde obter feedback de terceiros pode ser inestimável para produzir um conjunto  forte de fotografias selecionadas. A coleta de feedback ao escolher as fotos pode ajudar a determinar os pontos fortes, e os pontos fracos com as lacunas no conjunto de fotos selecionadas.

Edite sua seleção de fotos

Além da pós-produção, a série de fotos que você selecionou determinará se você executou seu tema ou sua narrativa com eficiência. As fotos podem ficar sozinhas, sem palavras escritas, e mesmo assim contar a história desejada? As fotos selecionadas fazem sentido juntas, numa sequência lógica? O ensaio fotográfico perfeito dará ao público uma visão completa da narrativa, tema ou essência que você deseja transmitir. Um bom método para usar para reduzir suas imagens é remover até a metade de suas imagens para ver se a sua narrativa ainda é forte com menos fotos. Alternativamente, você pode fixar  um número pequeno de fotos (cinco a dez imagens) e usar isso como um ponto de partida para diminuir as imagens que melhor contarão a sua história.

Dê um título a seu ensaio fotográfico e adicione um resumo

Um título e um texto inicial descritivo para seu ensaio fotográfico ajudará a posicionar seu trabalho e permitirá que o espectador entenda totalmente sua intenção ou seja guiado pela perspectiva do autor. O título e o resumo é uma oportunidade para esclarecer as intenções do autor para o espectador e garantir que elas saiam com uma interpretação clara do seu trabalho. Dependendo do seu ensaio fotográfico, você pode incluir vários parágrafos de texto, ou apenas uma ou duas frases de fundo que poderão ser suficientes para ajudar o entendimento do espectador sobre seu trabalho. Você pode adicionar o texto no final como uma conclusão. Qualquer uma destas escolhas para posicionar o texto pode ser impactante e dependerá de como você gostaria que as pessoas experimentassem o seu trabalho. Dependendo das motivações por trás do ensaio fotográfico e do tipo de assunto que ele descreve, um texto mais longo pode ser necessário ou apenas algumas palavras podem ser suficientes.