Dicas para um ensaio fotográfico inesquecível

Flores de Holambra

Neste post damos dicas para transformar as suas imagens num ensaio fotográfico memorável, desde a organização das fotos até à elaboração de um título. Ensaios fotográficos podem mostrar qualquer assunto, desde fotografia da natureza até fotos de casamento. Neste post damos dicas para se criar um ensaio fotográfico que conte uma história memorável.

Prepare-se para contar uma história!

Avalie possibilidades, faça descobertas e procure contar uma histórias… estes são alguns dos elementos mais eficazes de um ensaio fotográfico.  Selecione uma sequencia de imagens que ajude a produzir uma narrativa, evocar emoções e guiar o espectador através da história. As imagens devem falar por si mesmas, movendo os espectadores através de sensações, lições e reações. 

Escolha um tema específico para o ensaio!

Escolha um tema específico para o ensaio! Existem dois tipos de ensaios fotográficos: o narrativo e o temático. Os ensaios narrativos concentram-se em uma história que você está contando ao espectador, enquanto os ensaios temáticos falam sobre um assunto ou tema específicos. O método mais natural para escolher um tema para o seu ensaio fotográfico é seguir o que você conhece e/ou tem experiencia. O tema escolhido para o ensaio pode também incluir conceitos comuns, emoções ou experiências.   

Questione se outras pessoas irão querer as fotografias? O tema escolhido é bem representado pelas fotos selecionadas? É muito importante construir uma confiança com  a pessoa a ser fotografada, orientando poses e gestos, dando oportunidade para se sentirem mais confortáveis ​​e serem elas mesmas.

Garanta na captura uma variedade de imagens

Dependendo do tema do ensaio, existem alguns tipos de fotos âncora. Uma ou duas fotos âncora devem ser selecionadas para introduzir lentamente o espectador ao tema. Essas fotos funcionarão de maneira semelhante ao parágrafo introdutório em um ensaio escrito ou um artigo de revista. A partir daí, você deve considerar o desenvolvimento da narrativa, introduzindo elementos como retratos, closes, fotos detalhadas e uma foto final cuidadosamente selecionada para deixar o espectador com a sensação do que você pretendeu passar com as suas fotos. Considere suas imagens de abertura e fechamento como os elementos mais importantes do ensaio fotográfico e escolha-as de acordo. Você quer que suas primeiras imagens prendam o espectador e também deseja que as finais deixem uma impressão duradoura e talvez ofereçam uma conclusão para a narrativa que você desenvolveu. A inclusão de diferentes tipos de fotos, feitas em diferentes intervalos, ângulos e perspectivas, pode ajudar a envolver seu espectador e adicionar mais textura à história. Considere que a cor, a composição, a ordem em que as imagens foram tiradas ajudarão no envolvimento do espectador.

Coloque suas emoções de lado

O ditado de que somos nossos piores críticos das nossas fotos deve ser considerado. Pode ser difícil selecionar objetivamente as imagens mais fortes ao criar um ensaio fotográfico. É por isso que montar ensaios fotográficos é uma prática muito útil para desenvolver suas habilidades críticas em imagens. É importante ter opiniões externas, desta forma garantimos que a  seleção de fotografias seja mais poderosa resultando em uma sequência mais eficaz de imagens. Isto é especialmente verdadeiro quando o ensaio lida com assuntos pessoais. Por exemplo, um ensaio fotográfico sobre sua família pode ser difícil de avaliar, já que seus sentimentos em relação aos membros da família afetarão o modo como você seleciona as fotos. O feedback de terceiros neste caso pode ser inestimável para produzir um conjunto  forte de fotografias selecionadas.

Edite sua seleção de fotos

Questione-se se as fotos selecionadas podem ficar sozinhas, sem palavras escritas, e mesmo assim contar a história desejada… Se as fotos selecionadas fazem sentido juntas, numa sequência lógica. Um bom método é remover até a metade das imagens selecionadas e verificar se a narrativa permanece forte com menos fotos. Alternativamente, você pode fixar um número pequeno de fotos (dez a 20 imagens) e usar isso como um ponto de partida e decidir a diminuir ou ampliar o número de imagens que melhor contarão a sua história.

Dê um título a seu ensaio fotográfico e adicione um resumo

Um título e um texto inicial descritivo ajudará a posicionar seu trabalho e permitirá que o espectador entenda sua intenção e seja guiado pela perspectiva da história que você quer contar. O título e o resumo é uma oportunidade para esclarecer as suas intenções e possibilite uma interpretação correta do espectador. Dependendo do seu ensaio fotográfico, você pode incluir vários parágrafos de texto, ou apenas uma ou duas frases de fundo que poderão ser suficientes para ajudar o entendimento do espectador sobre seu trabalho. Você também pode adicionar um texto no final como uma conclusão. Qualquer uma destas escolhas para posicionar o texto pode ser impactante e dependerá de como você gostaria que as pessoas experimentassem o seu trabalho. Dependendo das motivações por trás do ensaio fotográfico e do tipo de assunto que ele descreve, um texto mais longo pode ser necessário ou apenas algumas palavras podem ser suficientes.

Open chat